terça-feira, 15 de outubro de 2013

De plástico pode?


De Plástico??????


Bom dia a todos. Me fizeram uma pergunta interessante: "posso servir meus convidados em pratos de plástico? Tem como ser chique?"
Pratos de plástico, um tema tão vasto e eu não havia pensando nisso! Ótimo tema!
Sim, claro que você pode servir seus convidados em pratos de plástico e até, pasme, de papel! Desde que você os esteja convidando para acampar, para um churrasquinho na laje (sabe quando a construção chega em um ponto que você deve fazer um churrasquinho para quem trabalhou nela) ou quem sabe para um bucólico piquenique no campo -acho que desde 1920 ninguém faz um-, mas inove, faça o seu e daí use pratos, copos e até, por que não, talheres de plástico, sempre acompanhados de bons guardanapos de papel, se bem que, as cestas de piquenique prontinhas para vender  que vejo por aì vem com louça e copos de vidro.


Agora sério, convidar alguém e servi-los em pratos e copos de plástico é um desaforo, é basicamente dizer: "você não é importante o suficiente para eu me preocupar em sujar a louça".
E o que combina comer em tais apetrechos? Um cachorro quente será o prato servido? Acompanhado de batata de saquinho provavelmente.
Amigos, se vocês querem convidar alguém para um almoço, um jantar, um brunch, um singelo chá da tarde, tire a louça do armário, arrume-a, lave-a, abra o faqueiro e se de ao trabalho de colocar uma mesa bonitinha, arrumadinha, é fácil, é elegante, é dizer: "me preocupei com você".
Ah...mas você está sem empregada, terá que lavar a louça depois...então não convide, deixe o convite para quando a empregada voltar de férias ou para quando você tiver coragem de lavar pratos, afinal, se você convidou, se você quis o prazer da presença de algumas pessoas na sua casa, prepare-se para lavar a louça que essa alegria irá produzir.

 Um alerta: nem sonhe em sair lavando a louça na frente dos convidados, o que irá obriga-los a  oferecer  ajuda e, aceitar isso, é quase igual a servir em pratinhos de plástico.
"Mas somos só nós, gente de casa, todos íntimos, ainda assim não é possível usar os malfadadinhos pratos de plástico?" NÃO! Existe alguém mais importante do que as pessoas que convivem com você diariamente? Os íntimos? Ninguém é mais importante, ninguém merece mais carinho do que eles e do que você, porque você não sabe quanto tempo estará nesta terra, então trata-se bem, coma uma refeição em pratos bonitos, arrume a mesa, se você não gosta de arrumar a mesa vá comer em um bar, porque lá é que se come em pé, sem a menor classe.
Nem que seja para duas pessoas, arrume a mesa, coloque uma toalha, um jogo americano bonitinho, garfos, facas (de metal), pratos e copos e você verá que o gosto da comida, ainda que simples, muda.

Será que é preciso servir na porcelana da vovó? Não, pratos de louça comum, brancos, já são bastante dignos (não estou falando aqui de um jantar formal, estou falando de um churrasco, um almoço no jardim, jantar requer uma porcelana ajeitadinha), evite os “inquebráveis”, aqueles de vidro fumé, a mensagem que eles passam é bem clara: você aí, que não sabe se comportar diante de um prato, vândalo que poderá quebra-lo a qualquer momento, designo-lhe um adorável prato inquebrável assim, você poderá comer, jogar frescobol ou ainda fazer equilibrismo em sinaleiro sem que eu me preocupe em reunir os cacos, mas se voce só tem esses, sao infinitamente melhores que os de plástico.
Quanto aos talheres, não preciso nem mencionar que os de plástico são ofensivos, quebram, não dão firmeza e você se sentirá e fará com que seus convidados se sintam em um voo de uma companhia aérea de quinta categoria, tratados como carga viva.

Mas e as crianças? Bem, crianças pequenas realmente precisam de pratos de plástico, para a segurança delas e nao da louça, mas quem jà ouviu falar em crianças em um jantar? Quando elas estiverem prontas para sentar à mesa com os demais, elas deverao estar devidamente treinadas na arte de comer com talheres sem quebrar pratos ou copos, senao, faça comer na cozinha antes, mande brincar no quarto na hora do jantar.
Ainda que você seja o rei ou a rainha da praticidade, mesmo que você não queira ter trabalho, por mais que você ache que está tratando com pessoas que não vão estar nem aí para frescura, em nome do bom gosto e da elegância, use pratos de verdade, talheres reais e guardanapos condizentes, se não pelos outros, por você, porque você merece ser bem tratado.

Um comentário:

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search